quarta-feira, 25 de agosto de 2010
História do Nitrometano
Nitrometano: A melhor escolha do Drag Racing Fuel
Na década de 1950 a frase "envenenado" foi inventado como uma referência para várias combinações de combustível ou experimentos na busca de mais potencia e maior velocidade. Experimentos envolveram combustíveis voláteis e aditivos, incluindo dinitropropane, acetona, metanol, nitrobenzeno, óxido de propileno - e aquele que venceu como o combustível "top" de escolha, nitrometano.
Entre 1934 e 1960, Offenhauser foi o designer top das corridas de carros, rotineiramente fazendo as poles nas corridas e vencendo 24 vezes a Indianápolis 500. Essa hegemonia no entanto começou a ser batida quando Rodger Ward foi o vencedor da competição em 10 de agosto de 1950 no famoso Estádio Gilmore. Ele repetiu a façanha na noite seguinte no Salão orange Stadium.
O motor do carro de Ward era um Ford 60 shaker "construído por Vic Edelbrock. Algo existia debaixo do capô, mas ninguém sabia exatamente o que. O sistema de escape cheirava a fruta e queimava uma chama cor laranja , em vez de azul. A confusão foi exatamente o que queria Edelbrock e Ward. Eles estavam usando uma substância que chamaram de casca de laranja para disfarçar o cheiro característico de nitrometano que sai do motor, Vic foi o primeiro a usar nitrometano como combustível ,seus concorrentes não tinham idéia do que era aquele cheiro e a cor que era proveniente do escape.
Um quilograma de nitrometano (muitas vezes chamado simplesmente de nitro ou combustível) precisa de apenas 1,7 kg de ar para queimar. A mesma quantidade de gasolina precisa de 14,6 kg de ar. Isso significa que o cilindro de um motor pode queimar nitrometano aproximadamente 8,7 vezes mais em um curso, gerando 2,3 vezes mais energia que a gasolina.
Na década de 1940, Edelbrock, um engenheiro de desenvolvimento de peças e piloto de corridas de carros e tinha uma oficina em Beverly Hills, comprou um galão de nitrometano. Um amigo passou para ele o raciocínio e que era muito perigoso. Edelbrock usou na primeira experiência uma mistura de 10% de nitro. Ele quase derreteu o motor, mas viu que o ganho de cavalos era real.
Até ai os experimentos tinham sido feitos em um motor de serie original, Edelbrock comprou mais 100 galões de nitro. Ele construiu um motor com uma vela mais fria e componentes que poderiam suportar a corrosividade e o aumento de potencia com o nitrometano. Com uma mistura de 20% de nitrometano Edelbrock conseguiu um aumento de 40 por cento de potência. Isso era a vantagem de Ward na competição em Gilmore.
Edelbrock não foi o único piloto nesse período a fazer experiências com nitrometano. Joaquin Arnett e Tony Capanna estavam brincando com ela no seu hot rods também. Edelbrock, entretanto, é geralmente considerado como o homem que iniciou tudo e fez o trabalho com mais resultados.
A NHRA,fundada por Wally Parks em 1951 como um órgão para o esporte, a fim de criar regras e limitar certas experiências perigosas para a época,numa linguagem mais fácil de ser compreendida os caras estavam colocando combustível de foguete em seus motores e ele só parecia um pouco mais "quente" mesmo para os hot rods.
Em 01 de abril de 1957 a NHRA proibiu o uso de nitrometano em suas provas, acontecendo assim uma seca de sete anos na "evolução" dos combustíveis. Ate que em janeiro de 1962, quando o Lions Drag Strip cancelou a proibição e as coisas começaram a evoluir novamente.
Engenheiros foram ficando cada vez mais esclarecidos com suas misturas e utilizando componentes de melhor qualidade nos motores como pistões,cabeçotes de alumínio,etc. A velocidade e o aumento de potência foram inegáveis. A procura era grande porque todos os pilotos queriam correr com nitro. Finalmente, em 1963, o NHRA suspendeu a proibição para os Nacionais de Inverno de dumping e em 1964 para todas as categorias. (Nitro é ainda proibido em pistas de terra por causa dos custos de manutenção).
Hoje, o mais rápido da classe de dragsters são os Top Fuel, os carros movidos a uma mistura de até 85 % de nitrometano geralmente combinados com metanol . (Não é tão inflamável como a gasolina e faz uma boa mistura em motores sobrealimentados super charger).
Nitro não é o único combustível lá fora. A NHRA também tem uma classe Top Álcool que funciona 100% com metanol, uma classe de Gás Top, e uma classe pro Modified onde é usado óxido nitroso . (Já os motores da NASCAR funcionam com gasolina com chumbo, de 110 octanas.)
Mas no mundo da performance e corridas de arrancada, o nitrometano é ainda a melhor opção. Cada vez que um motor-Top Fuel ruge para a vida e faz o quarto de milha em velocidades que se aproximam ao de um jato de combate, o sonho de Vic Edelbrock é cumprido. A NHRA estava certo sobre uma coisa - O nitrometano é o combustível de foguetes e os pilotos que usam são os mais rápidos dos homens sobre a terra - cinco segundos de cada vez.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Fonte: Blog do Samuel (http://samuel156do.blogspot.com)
Valeu Samuka, por liberar o texto!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom texto hein! Grande Samuka... Nitrometano na veia né! rsrsrs
ResponderExcluirAbraços