quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Categoria de Acesso na Arrancada




Está cada vez mais distante o sonho de andar num pista de arrancada para uma pessoa comum, com um carro de alta performance para rua, porém de baia performance para pista (um carro de uso misto). São muitas exigencias e ao mesmo tempo muita coisa liberada. Ai fica minha pergunta... Como uma pessoa vai pegar o gosto pela arrancada se não tem a chance de andar em um evento do tipo???
Como sou do tempo que na arrancada tinha muitos carros (peguei a época de interlagos com 350 carros em um domingo! Só de turbo, 140 em média). Eram menos categorias, acesso mais barato, 80% dos carros chegam no autódromo rodando. Não era raro encontrar carros que andavam na arrancada, em encontros de posto de gasolina durante a semana. Sem contar que além do preparador ter que ser bom, o pilto tambem tinha que fazer a parte dele. Hoje com o progresso eletronico, não se ve mais "a tocada" monstra, aquela "espetada" de marcha perfeita, o mesmo o controle do carro no acelerador. O carro agora anda praticamente sozinho.
Assim, quem está de fora, acaba nem querendo tentar andar numa prova onde tem carros com investimento com valores de 6 digitos.
Lembro bem que todo mundo queria andar na arrancada, juntava a grana o mes inteiro, fazia inscrição e ia pra pista. Claro que na época, já tinha os carros que eram só de pista, muito bem acertados, com bons pilotos, mas ainda assim, 60% dos carros na categoria eram carros de rua (rua mesmo!) que alguns nem tinham preparação nenhuma. Não tinha coisa mais legal do que chegar 7hs da manha em Interlagos, fazer inscrição, dar as puxadas e ver os carros bons andando. E com isso, conseguiamos comparar nossos carros de rua (quase nada de preparação) com outros do nivel.
Acredito que se a arrancada tivesse segurado o regulamento, fazendo com que as equipes que quisessem um carro mais forte ou tempo mais baixo subissem uma categoria, hoje haveria muito mais gente andando na arrancada, talvez muito mais pistas, talvez a modalidade muito mais respeitada.
Por incrivel que pareça, muita gente não sabe como é uma arrancada, que tipo de carro anda, qual a regra que faz vencer (alguns assistem pela primeira vez e aca que é simplesmente passar na frente). O pessoal tinha que se organizar... nem que fosse para começar um novo tipo de evento em paralelo com a arrancada, mas de nivel realmente amador, alias, amador não, iniciante mesmo, porque profissional, tá longe ainda. Não pelo nivel das equipes ou dos carros, mas sim pelo fato de ninguem ganhar dinheiro com isso. O piloto quer andar na frente... tem que gastar um rio de dinheiro, pra depois ganhar um trofeu, que vai ficar na estante, ou na oficina, sem dar nada de retorno do mega-investimento que foi feito.
Se voltar a procura pelo evento, com acesso fácil e custo razoavel, tendo em paralelo o pessoal dos carros "normais" de rua, com certeza teriamos um movimento maior no setor, mais peças baratas vendendo, mais material para divulgação, mais oficinas dando aquele "tapinha esperto" nos carros de uso diario, pistas mais cheias, etc... Afinal... é normal cada carro inscrito levar mais 3 amigos no minimo para assistir o evento. Com mais carros, o setor gera uma receita maior que de repente, seria possivel premiar em dinheiro as equipes que investem, dar premios de "construtores", até mesmo por se difundir muito, as empresas maiores queiram patrocinar carros bons. Acho que seri legal. Afinal, se continuar elitizando, vamos ter sim carros com tempos baixos, mas cada vez menos carros nas pistas. E talvez o pessoal de fora perca o interesse.
A Arrancada não é igual a uma Fórmula 1, que vc assiste, mas sabe que nunca vai ter um na garagem. Agora vc vai arrancada, e ve carros que muitas vezes... vc já tem um igual... e na condição de leigo total, o minimo é pensar que vc tem recursos para seu carro, talvez não igual um carro só de corrida... mas tem condição de melhora-lo... e visualmente vai ficar também muito próximo.
Estive num evento a Revista Drive, vi como funciona, categorias para todos, divididas por relação peso/potencia. Ninguém passa apertado e todo mundo se diverte.
Espero que um dia volte a ser como era antes. Todos procurando entrar na arrancada, desde motor 1.0 até os mais fortes que faz arrepiar qualquer um.
Vamos lutar para melhorar a categoria!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Boa tarde !
    Comcordo plenamente com suas palavras , infelizmente hoje o esporte arrancada nao e para todos , e sim pra quem tem muito dinheiro . Sera que e desse jeito que os caras querem tirar os rachas da rua ? Voce tocou em um assunto muito importante , veja por esse lado , ja imaginou o quanto giraria a economia desse mercado se tivesse um campeonato paralelo , tanto para oficinas como para as lojas , sera que ninguem pensa nisso ? A alguns anos montei um verdadeiro turbo light ( turbo b ) pra andar em interlagos com uma bomba de gti e um 3E , mas quando cheguei la vi que meu carro nasceu morto , liberaram bomba aero motive e injecao programavel , vou fazer o que com meu carro agora ...Nao sou contra a evolucao dos carros , acho ate bom para o esporte , so que e o resto da galera , so vai poder ver agora ? Muita gente parou por causa disso , hoje na minha opiniao a arrancada perdeu um pouco a graca , pois o piloto alinha no farol aperta dois botao no volante , pisa no fundo do acelerador e quando da a luz verde solta o pe da embreagem e so bate na alavanca , e a briga com o carro , acabou , a eletronica faz o resto . Quero deixar bem claro que nao sou contra a essa tecnologia , pelo contrario sou a favor , so acho que deveriamos ter um outro campeonato em paralelo limitando algumas coisas para baratear o esporte . Estou com voces
    Abraco !!!

    ResponderExcluir
  2. Então... o mais correto era terem mantido as categorias de acesso bem restrita... para pessoas comum conseguirem andar... quem quiser acompanhar a evolução... sobe de categoria! Mas infelizmente preferem liberar tudo em todas as categorias... se vc não tiver uma boa condição financeira, decidir montar um carro de corrida e demorar 2 anos pra terminar... o que vc colocou no carro num serve mais... pq já vão ter liberado muita coisa!
    Arrancada é um esporte muito legal que deveria ser tratado de uma forma que fizesse-a crescer... e não elitizando e diminuindo o numero dos carros e pilotos na pista! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acho que teria que ter outro campeonato com todas as categorias , como por exemplo uma categoria dianteira turbo que limitasse a turbina em .42 de tampa , o tempo do carro seria alto mas o investimento seria muito baixo e muitas pessoas com certeza participariam , e o que seria mais legal e que o tempo seria alto no comeco mas depois seria bem proximo de um turbo C pois e isso que faz o cara pensar e desenvolver , sao as limitacoes . So pra ver como as coisas sao engracadas um aspirado de 250 CV vira tempo mais baixo que turbo de 650 CV , isso e uma vergonha , mas ai botam a culpa nos pneus , so que antes os pneus eram os mesmos e os tempos nao eram tao diferentes , a unica diferenca que tinha era que um aspirado usava 60 Kg mais ou menos de chumbo na frente e um turbo B mais ou menos 300 Kg e olha que a puxada tinha que ser perfeita se nao tomava bambu de aspiradinho .

    ResponderExcluir
  4. Concordo sim com vc...
    ...tem muito carro básico que é legal de pilotar. da pra se divertir um monte...´afinal... só pq o tempo dos torpedos são bem mais baixo, não quer dizer que os mais fracos não tragam diversão com pouco investimento! Eu tive um gol aspirado bem leve, andava em um monte de provinha pequena e não federada, era muito divertido. E ainda tenho a opnião de que se o seu oponente é do mesmo nivel, a emoção é a mesma! Se forem dois carros 1.0 alinhados, o braço do piloto que vai ser levado em conta. Mas se coloca um carro 1.0 e o outro 2.0, já perdeu a graça. É o que acontece hj... carros de ruas quesão divertidos para andar, não comparecem nas provas por custo alto e diferença absurda de equipamento e performance. Eu tenho andado agora em Ourinhos, estou com um voyage turbo (o da foto) e procuro me divertir com o que tenho... as provas estão bem legais e tem muito carro de rua, além de custo baixo para participar. VOu rodando, volto rodando, legal demais. Precisa de mais eventos assim...

    ResponderExcluir
  5. eu quero montar uma arrancada aki na cidade onde eu moro. nau sei como devo fazer????

    ResponderExcluir