sábado, 13 de março de 2010

História medieval...

Estava lembrando de algumas coisas... de quando começei a prestar atençao não só nos carros... mas no "coração" deles!
Lembro que em 86 (com 12 anos) eu ia de bike na Barão de Mauá em SBC... os caras mais velhos da escola falavam que tinha "pega" e que os carros eram "muito forte", que tinha uns opalas e uns fuscas que andavam de "Weber e Comando", hehehehe... nem fazia ideia do que era... mas a curiosidade bateu, né?! Porque se os caras mais velho curtia, é pq devia ser legal mesmo!! rsrsrs...
40 minutos de bike e lá estava eu e alguns amigos. Lotado de gente dos dois lados da avenida, aquele monte de carro "doido" parado de 2 em 2... um maluco no meio da rua segurando e alinhando os carros, ai dava a largada... coisa de loko mesmo!! Não teve como não curtir...
Ai pergunta pra um, conversa com outro... ninguém dava muita moral pra mulecadinha de bike... mas ai descobrimos que tinha a ARRANCADA EM INTERLAGOS. "PAI... ME LEVA PRA VER MEU..." hehehehehe...
Dia de arrancada... arquibancada bombando... um monte de carro da hora acelerando... nem sabia sobre categoria, tempo e nem nada! Só ficava delirando e achando que o que passava na frente era o melhor!!!
Eu tava até lendo ontem alguns relatos do começo da arrancada... provas em 1977... pelo que vi num tinha nem cronometragem... nem farol... Bandeirada pra largar e quem passava na frente ficava pra próxima, quem perdia voltava pro box (famoso mata-mata de hoje)... todo mundo contra todo mundo!!!
Nessa época pelo que sei... o que reinava era os V8 e os motor a ar de Porsche que os caras montavam nos fuscas, os "6 boca" tavam começando a incomodar...
Qdo eu comecei a acompanha... já tinha os gol GT e os passat Pointer... mas ainda num era desenvolvido igual é hj. Os VW água torpedo... era com 4x1, taxa, comando 288° e weber. Os Opala andavam de 3 weber, cabeçote com tudo importado, os motores eram da "Stock Car" e os V8 com quadrijet e dimensionado parecia coisa de cinema!! As vezes fico analizando, pensando... os motores eram muito bons já... o que num tinha era os recursos de suspensão, pneus e algumas preocupações (principalmente nos carros de rua) como tipo de pneu, calibragem, etc...
Os preparadores tinha que se virar meu... imagina acertar 3 webers no ouvido?? Naquela época num tinha "Datalogger" não... hehehehe...
Os primeiros turbos que vi foi em 88/89... Kit LARUS TURBO (U$ 3.000.00), os caras montavam... iam dar uma puxada e voltavam na corda! Desenvolveu muito... a galera de hj reclama que quebra algumas coisinhas no carro... no começo tinha que ter muita grana... pq quebrava o motor inteiro... carro turbo significava vc morar na oficina! hahahahaha...
Muitas lembranças legais... muitos amigos da época que são amigos até hoje e estão enterrados até o pescoço no mundo da performance!!! É o que a gente fala... é igual droga... vicia... vc quer cada vez mais... andar mais forte... num consegue largar... quando tenta... tem que sair do planeta... pq se chegar perto de um motorzinho que mostra uma saude boa... já arrepia, da coceira e quer montar outro!!!
LEGAL DEMAIS..............
Vou tentar falar com alguns camaradas... e tentar resgatar um pouco da "Pré-História" pra relatar...
...e tbm vou ver se pego a história da galera aqui em Bauru!!!

3 comentários:

  1. Na história de Bauru, pelo que lembro, uns dos primeiros carros turbo daqui foi de um colega da época, o Miqüim, uns falam que era Pinguim....hehehe....mas era Miqüim mesmo. Lembro que era um Gol quadrado com kit Larus montado em São Paulo, pq até então aqui não tinha quem colocasse o kit. Ficou bem montado e até durou bastante tempo, deu pau em muita gente na cidade.
    Na época também tinha o famoso Fusca do Shaieb, com motor de Porsche....pensa num fusca infernal....hehehe. Um amigo meu tava com o carro do pai dele......um Monza 500 E.F. (Emerson Fittipaldi) série especial 0 Km, o primeiro Monza com injeção eletrônica...tava achando que tava numa Ferrari.....kkkkkk.
    Encontrou o Shaieb na rua, mas ele nem imaginava o que o Fusca não era original. Pensou: "vou dar um cacete nesse fusquinha". Isso foi na Gustavo Maciel, em frente ao Posto 9. Bom, adivinha.....a hora que começou a acelerar, o Fusca já tava chegando no BB Batatas e o Monza uns 2 quarteirões pra trás....kkkkkkkkk.
    Essas são algumas histórias que me lembro.
    Abraço a todos os viciados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vai ler essa mensagem pelo tempo que se passou do seu comentário. Comprei em 1991 um Passat GTS Pointer muito top que era daí de Bauru. Sempre tive curiosidade de saber a história do carro, mas nunca descobri o dono. Não tinha as facilidades da Internet para pesquisar e eu tinha apenas 15 anos. Fotos do carro estão postei recentemente no meu Facebook.
      https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=573796170372013&id=100032249060996

      Excluir
  2. Porra manO!!!

    1986 eu tava cheganu ao mundo!!

    kkkk

    mais eh isso ae manO!!...sempre curti essas parada tb me espelhanu na galera mais velha!!

    ia nos role com os maluco q jah tinha uns carrão fuçado, umas motoca loka, cansava de ver os cara montar e desmontar as coisas.....qdo naum dava pra ir junto tbm pegava minha BIKE e pedalava altos KM ateh chega nos pico onde rolava os "encontrinho"..............hehehehe, eh bem legal lembrar das fitas bem lá nu começO!!

    ResponderExcluir